VISITAR
Conhece Paredes de Coura?
Paredes de Coura é uma vila com cerca de 1500 habitantes e composta por 21 freguesias ricas em história e costumes.
Em pleno coração do Minho, o concelho é montanhoso, sendo o ponto mais alto do Corno do Bico, com 883 metros de altitude, na área da paisagem protegida com o mesmo nome. O rio que atravessa a região é o Coura. Os vestígios da presença humana são inúmeros. Antas, dólmenes e castros são visíveis um pouco por todo o concelho. Destaque para a Cividade de Cossourado e o Castro de Cristelo.
Uma terra inquieta, aventureira, corajosa, com variedade cultural, que aposta na economia e na preservação da natureza. Paredes de Coura garantem o futuro de um dos locais mais bonitos de Portugal para visitar em qualquer altura do ano.
Venha daí conhecer-nos!
Como ir
Se vier de Lisboa, tome a A1 em direcção ao Porto. Daí, tem duas opções. A mais fácil é seguir pela A3, sentido Braga-Valença. Depois de passar pela saída para Ponte de Lima, há a placa a indicar Paredes de Coura. A opção alternativa é seguir do Porto pelo IC1 até Viana do Castelo, para apanhar a EN202 até Ponte de Lima e, aí, virar à esquerda para andar mais uns quilómetros. Embora haja demasiadas curvas, o piso é bastante bom e a viagem faz-se praticamente sem trânsito.
Onde comer
Há muito por onde escolher: cabrito em vinho tinto de Romarigães, a perdiz de Corno de Bico, o caldo de leite com abóbora, os formigos de Coura, as filhós de Coura na pedra. No “O Conselheiro”, talvez o restaurante mais conceituado, destaque para a feijoada do Bico, o cabrito dos montes de Padornelo, a lampreia à bordalesa e a truta à moda da casa. No “Miquelina”, também situado no coração da vila, o bacalhau merece uma dentada e as famosas pataniscas. A “Albergaria” e o “Bom Paladar” também servem bons manjares.
Onde comprar
O linho abunda e muitas pessoas mantêm a tradição secular de fazer camisas, panos e almofadas em linho, usando instrumentos de gerações anteriores. Os lenços brancos com dedicatórias bordadas a vermelho também são imperdíveis. No posto de venda da Praça do Tribunal (Coura ME), no centro, podem-se igualmente encontrar, entre outras coisas, fatos regionais do Minho e os célebres tamancos castanhos do campo, e para recordação, o artesanato contemporâneo local e produtos endógenos.
O que fazer
A vila é pequena, por isso pode ser percorrida a pé. Recomenda-se uma visita às igrejas, ao Centro Cultural, ao Rio Taboão e ao Museu Regional. A partir daí, vários itinerários são possíveis: a Paisagem Protegida de Corno de Bico, a Casa Grande de Romarigães, a Igreja e Ponte Românica de Rubiães, o Miradouro da Senhora da Pena, onde se vê todo o vale, o Castro da Cividade de Cossourado, os Espigueiros de Porreiras, os Moinhos de Casaldate, entre outros.
Partilhe momentos inesquecíveis!
Aproveitou para recuperar energias e restabelecer o equilíbrio? Então, partilhe connosco esses momentos. #casasantamarinha.
Endereço
Rua de Santa Marinha, n.º 77
Linhares de Cima
4940-373 Paredes de Coura
© 2024 Casa Santa Marinha
Webdesign Komunicamos.com